quinta-feira, março 12, 2009

Webm@il

O webmail é uma das mais úteis aplicações web na Internet, permite-lhe enviar, receber e gerenciar seus e-mails através de um navegador web. A grande vantagem do correio web é que você pode acessar seu e-mail de praticamente qualquer computador em todo o mundo, desde que tenha uma ligação à Internet e navegador da web.
Difere do e-mail tradicional principalmente porquê este, após criado, torna o computador utilizado seu único ponto de acesso. Ou seja, enquanto o e-mail está armazenado apenas em um computador cliente, o webmail é armazenado centralmente, permitindo o acesso de qualquer lugar através da Internet.
Alguns dos sites mais populares da web dispõem de serviços de correio, como o Yahoo! Mail, Google Gmail e Hotmail da Microsoft. Normalmente estas empresas oferecem os seus serviços de correio na web gratuitamente, com o intuito de atrair os usuários e os motivarem a voltar ao seu site.


Vantagens

→ E-mail armazenado centralmente

A mais óbvia vantagem da utilização do correio web é a capacidade de acessar seu e-mail a partir de qualquer local que tenha uma ligação à Internet e navegador da web. O usuário não precisa ficar preso a um computador cliente em uma localização para enviar e receber seus e-mails.

→ Inscrição

A maioria dos serviços de correio web possuem uma inscrição extremamente fácil e de rápida compreensão até mesmo para quem nunca teve contato com a tecnologia, além de dar ao usuário acesso imediato ao seu novo webmail. Mesmo com a grande maioria dos sites oferecendo seus serviços de e-mail gratuitamente muitos também disponibilizam upgrades por uma pequena taxa mensal ou anual.

→ Múltiplos endereços de e-mail

Possuir duas ou mais contas de e-mail e webmail, sendo um endereço para a familiares e amigos e outro apenas profissional, por exemplo, facilita a organização pessoal do indivíduo.
Em sua maioria, os sites permite ao usuário criar quantas contas de webmail quiser sem pagar nada por isso.
O recurso também é útil para aqueles que estão cansados de ficar com o e-mail cheio de spams e newsletters diários, criando assim um endereço de e-mail para onde todos esses serão enviados. A medida pode não erradicar completamente os spams, porém haverá, definitivamente, uma grande queda nos e-mails indesejados.

→ Armazenagem

Quando os primeiros serviços de correio web eram oferecidos, muitas vezes o usuário dispunha de menos de 5 megabytes para armazenar seus e-mails e anexos. Agora, na maioria dos webmails, o usuário já dispõem de armazenagens de mais de 1 gigabyte (chegando em alguns casos até quase 10); essa praticidade permite ao indivíduo arquivar e-mails antigos ao invés de apaga-los.


• Desvantagens

→ Acessibilidade em linha

Um cliente e-mail tradicional não exige que o usuário esteja online para que o mesmo possa ler todos os seus e-mails, já o webmail faz. Isto significa que se você não tiver uma conexão à Internet, não vai ser capaz de enviar ou receber e-mails, visto que o seu e-mail é guardado online. Embora hoje em dia esta não seja uma preocupação para muitos, já que grande parte da população têm acesso rápido à Internet, para aquelas pessoas que ainda têm Internet discada ou que vivem em áreas do mundo onde a conexão à Internet não é tão estável ou é inexistente isto pode vir a ser um enorme problema.

→ Segurança e Spam

Ao utilizar um serviço de e-mail online, o usuário fica mais suscetível a vírus e spams. Pelo webmail estar localizado em um servidor central, um hacker pode quebrar e invadir milhares, ou mesmo milhões, de e-mails. Os grandes sites de webmails são, também, constantemente alvo de spams. Embora que muitos desses serviços de correio web possuam filtros de controle, o usuário terá uma taxa de spams muito maior do que nos e-mails tradicionais.


Adaptado de: O que é Web Mail?

Nenhum comentário:

Postar um comentário